quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mal com L ou Mau com U?


Simples assim, desisto. Foneticamente falando: dezistu!
Tenho um problema sério com a língua portuguesa, consigo aprender várias regras, mas existe uma que não consigo guardar nem por reza brava!

Meu primeiro contato com este problema foi a mais de quatro anos atrás, comecei a namorar uma jornalista, logo, ela escrevia bem e me corrigiu. Passou-me a danada da regra, meu Deus como a ignorância é maravilhosa! Foi aí que começou o meu tormento.

Conheço alguém que com certeza tinha o mesmo problema que eu, repassei a informação, ele vibrou de alegria, pobre coitado mais um refém da famigerada regra. Como diria os doutores em RH, somos todos multiplicadores dentro de uma corporação. Preguiça que tenho deste povo.

Até que tinha dado certo, colei a regrinha num post-it na divisória da minha sala. Porém como nada é eterno, barra de chocolate nem se fala né? Perdi o lembrete.

Gente é serio, tenho problemas com isto, ou seria isso? Mais uma. Não guardo. Nem adianta tentar.

Mas finalmente consegui uma solução eterna. O pulo-do-gato, se bem que nem estou pulando agora. Eu sei, não sou gato, sou figura.
Pensei: "Porque não colocar no blog? Porque não ser mais multiplicador de informação?".

Pronto, resolvido. Vou postar.

Aprendam

MAL -> BEM
MAU -> BOM

Exemplos? Sim, meu caro leitor, daremos exemplos:

Estou de mal da vida.

Ela me acha mau.


Está ótimo né? Não aperta muito não porque sei que vou acabar me atrapalhando, se já não me atrapalhei.

E em breve mais uma explicação que me aflige: "Por que ou porque" Eis a questão!


ps.: Agradecimento a Ana Paula, que me repassou a regra hoje, mais uma vez!

Nenhum comentário: