terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tentando salvar BH.

Moro ali, em Santa Tereza. Fino não acha?
Trabalho aqui, no Centro. E, às vezes, em Betim.
Venho de ônibus ou de carona. Tudo depende do dia.
Mas voltar eu volto a pé! Quase sempre.

Não sou ambientalista, afinal, tenho um carro a diesel e quando coloco o bichinho no mato acabo fazendo muito estrago no terreno.
Apenas venho e vou desta maneira porque o transito está impossível. Há dias então, em que até o viaduto Santa Tereza está congestionado.

Queria ver Rômulo Paes, fazer seu tão famoso verso "A vida é esta subir Bahia e descer Floresta".

Está simplesmente impossível e, para ser honesto, às vezes, até "a pé" está ficando difícil. É tanto carro, tanto caos, tanta merda que da até pra desistir. Para subir Bahia gasto, no mínimo, uma hora! "Osso" mesmo! Viaduto da Floresta, de manhã?, outro caos. Desista. Você não vai conseguir descer.

Mas uma coisa não posso negar. Quando venho andando de volta para casa e passo em cima do viaduto Santa Tereza, me sinto em várias crônicas, vários autores, vários Fernandos e Carlos. Várias letras, muitos Miltons e Vanders. É simplesmente mágico. É simplesmente Belo Horizonte. O ar de BH é mágico, é
doce, é apaixonante. Já do trânsito não posso dizer a mesma coisa.

Muita gente não anda de ônibus porque acha ruim, apertado. Sacoleja. Concordo, em parte, mas a gente pode ler, escrever, ver as meninas lindas, as feias também, namorar, flertar. Já tem gente que acha que o ideal seria todo mundo de bicicleta! Eu já não concordo. Imagina se eu trabalhasse na Afonso Pena, 4001.
Nem a pé eu subo, imagina de bicicleta!

Mas em uma coisa reina a unanimidade; o trânsito um dia vai parar. Se não começarmos utilizar o transporte público, se não começarmos a melhorá-lo, BH vai parar. Vai virar um grande e enorme emaranhado de congestionamento. Gente brigando, menino nascendo dentro de carro, polícia com a sirene ligada o tempo todo, SAMU tentando salvar e não conseguindo passar. Vai virar uma zona, mesmo longe da Guaicurus.

Eu faco a minha parte, e você ?

p.s.: Texto revisado por Ricardo Ô Divino

Um comentário:

Manoel disse...

Amigão,

Confessa. Vc não tem mais carro...
Hahahahah!!!

Manoel